segunda-feira, 17 de agosto de 2009

REGRAS PARA O FUTEBOL DE RUA


Quem nunca jogou bola na rua ... se mata! Não teve infância, adolescência, não sabe o que é se divertir ... enfim, não viveu!

Agora, quem já participou das tradicionais peladas da manhã, fim de tarde depois da aula, finais de semana e férias, vai se identificar muito com o texto abaixo ... e vai lembrar de muitas histórias com certeza!

Regras para o Futebol de rua



1. A BOLA

A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do irmão menor.




2. O GOL

O gol pode ser feito com o que estiver à mão: tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, chinelos, os livros da escola e até o seu irmão menor.




3. O CAMPO

O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, rua e a calçada do outro lado e, nos clássicos, o quarteirão inteiro.




4. DURAÇÃO DO JOGO

O jogo normalmente vira 5 e termina 10, pode durar até a mãe do dono da bola chamar ou escurecer. Nos jogos noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.




5. FORMAÇÃO DOS TIMES

Varia de 3 a 70 jogadores de cada lado. Ruim vai para o gol. Perneta joga na ponta esquerda ou direita, dependendo da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os choques. Gordo é beque.




6. O JUIZ

Não tem juiz.




7. AS INTERRUPÇÕES

No futebol de rua, a partida só pode ser paralisada em 3 eventualidades:

a) Se a bola entrar por uma janela. Neste caso os jogadores devem esperar 10 minutos pela devolução voluntária da bola. Se isso não ocorrer, os jogadores devem designar voluntários para bater na porta da casa e solicitar a devolução, primeiro com bons modos e depois com ameaças de depredação.

b) Quando passar na rua qualquer garota gostosa.

c) Quando passarem veículos pesados. De ônibus para cima. Bicicletas e Fusquinhas podem ser chutados junto com a bola e, se entrar, é Gol.



8. AS SUBSTITUIÇÕES

São permitidas substituições no caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer lição ou em caso de atropelamento.




9. AS PENALIDADES

A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar o adversário dentro do bueiro.




10. A JUSTIÇA ESPORTIVA

Os casos de litígio serão resolvidos na porrada.



(Fonte: Site do Escritor)

Créditos da imagem: Foto que faz parte da exposição BALÉ NO FUTEBOL DE RUA , composta por 18 fotos, PB, organizada pelo MIS- Museu da Imagem e do Som de Rib. Preto - retirado do site Olhares Fotografia Online (http://br.olhares.com)

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Superação


Três vezes o Melhor do Mundo, Penta Campeão Mundial, o maior Artilheiro das Copas ... de quem eu estou falando?

Ronaldo Fenômeno, claro!


Quatro vezes Campeão Brasileiro, duas vezes Campeão da Copa do Brasil, Vinte e seis vezes Campeão Paulista, cinco vezes Campeão do Torneio Rio-São Paulo, 1º Campeão Mundial da Fifa, com 99 anos de história e a 2ª maior torcida do Brasil ... quem seria?

O Sport Clube Corinthians Paulista, é lógico!


O que eles têm em comum, além do Corinthians ter o Ronaldo no seu plantel atual?
A história de superação desses dois Gigantes do Futebol Brasileiro!


Ronaldo sofreu lesões sérias no joelho, passou por três cirurgias complicadas ... viu-se no auge da carreira cair chorando de dor em campo, enfrentou as acusações de ter 'vendido' o resultado da Copa de 98, e teve sua vida particular como alvo de vários escândalos.


O Corinthians por sua vez viu seu nome vínculado a investigações da Policia Federal, compra de resultados por parte do então presidente Alberto Dualib, uma parceria obscura com a MSI de Kia Joorabchian, e a pior campanha feita pelo clube que resultou no rebaixamento a Série B do Brasileirão em 2007.


Ambos chegaram ao fundo do poço, e com muita determinação retornaram triunfantes.
Ronaldo depois de sua terceira cirurgia, veio para o Brasil se recuperar no Flamengo. Fez juras de amor ao clube rubro-negro; mas surpreendeu a todos transferindo-se para o Corinthians, onde terminou sua recuperação assistido pelos médicos do clube.


A tão esperada volta de Ronaldo aos campos brasileiros foi cercada de burburinhos e interrogações; todos apontando a forma arredondada do craque e sua condição física, os mais céticos criticavam a contratação dizendo que era apenas um jogo de marketing do Corinthians; já os mais sonhadores apostavam em gols e mais gols!


Sua estréia contra o Itumbiara pela Copa do Brasil foi discreta, porém mostrou que a genialidade nunca se perde. Já no domingo pelo Paulistão, marcou o gol do empate contra o arqui-rival corinthiano, o Palmeiras, aos 48 do segundo tempo, mostrando enfim, que estava de volta!


A partir daí Ronaldo foi se superando, e surpreendendo os fãs e espectadores a cada jogo, até chegar ao primeiro jogo da final do Paulistão contra o Santos, onde teve definitivamente sagrado o seu retorno triunfal; marcando 2 belíssimos gols!


Muito ainda é esperado do Fenômeno, e ele mesmo diz que é o Homem mais feliz do mundo, e quer conquistar mais títulos para o clube alvi-negro ... uma convocação para a Seleção antes de se aposentar talvez, pelo menos é o que 99,9% dos brasileiros esperam, corinthianos ou não.



E o Corinthians?

Após o rebaixamento, toda a diretoria do clube foi reestruturada, a torcida 'pediu a cabeça' de Dualib e não sossegou enquanto não a conseguiu.


Para recuperar o caixa do clube, várias ações de marketing foram feitas, lançando várias camisetas, a Fiel tour e os planos de sócio torcedor... e principalmente contando com o apoio de sua torcida, que não decepcionou e mostrou total devoção ao time em sua hora mais dificil.


Contratou reforços para o Paulista, e mais reforços para a Copa do Brasil e Brasileirão ... Copa do Brasil essa que foi perdida para o Sport, mas mostrou a vontade e garra alvi-negra, mostrou que o Corinthians tinha sede de vitória.


Melhor defesa do campeonato, e retorno garantido a serie A com 4 rodadas de antecipação ... mas ainda tinha muito por vir ... anunciou a contratação de ronaldo Fenômeno e sagrou-se Campeão Paulista de 2009, primeiro título conquistado após a ascensão do clube; está nas quartas de final da Copa do Brasil, lançou Fiel - O Filme para homenagear sua torcida que realmente não o abandonou, fechou um senhor contrato de pratrocinio com a Batavo e lançou o projeto do Cruzeiro do Centenário a ser comemorado ano que vem.


Mas o verdadeiro desafio do Corinthians começa agora, no Brasileirão, onde o time deve mostrar todo o seu valor e lavar a alma da Fiel por completo ... e com toda certeza com um gostinho de vingança!


Ronaldo e Corinthians, são duas histórias diferentes mas que se encontram e se completam a partir de certo ponto ... mas que definitivamente nos mostram o poder de superação de um, ou de muitos ... e uqe pra muitos tem aquele ar de "cala-boca"; principalmente pra quem riu, desacreditou e até tirou uma onda.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bizarro


Hoje é o dia de rever a rodada, a classificação do Santos e do Corinthians para as finais do Paulista; a vitória do Flamengo sobre o Botafogo; os primeiros titulos do ano do Inter e do Sport.


Mas o que eu quero falar mesmo é sobre uma certa cena no jogo Palmeiras x Santos, o lance que pode ter decidido a partida, ou simplesmente ter sido totalmente desnecessario.


Vou dar o meu parecer da cena ... concordem ou não isso é o que eu acho, e vcs podem colocar o seus pareceres nos comentários.


Vamos começar ... Santos tinha a vantagem do empate, tecnicamente superior, jogando melhor e ganhando na casa do adversário, classificado para as finais.


O Palmeiras, irreconhecivel nesses ultimos jogos, foi subjugado pelo adversário, com um jogador a menos, emocionalmente abalado, buscando a vitória que era o único resultado que os interessava, teve um esboço de reação com o chute fraco de Pierre q foi aceito por Fabio Costa o protagonista da cena mais hilária desse confornto. Um belo Frango!


Eis que Mancini saca Neymar e coloca Domingos, dirigindo um "Quero ver você cotovelar o Domingos agora" ao jogador alvi-verde Diego Souza.

Domingos não ficou nem 1min. em campo, já entrou colando em Diego Souza e provocando, os dois protagonizaram uma discussão e foram expulsos.


Os dois continuam a discussão e o meia palmeirense dá um leve empurrão no santista, que numa atuação bizarra se joga ao chão com as mãos no rosto e se contorcendo.


Diego, que a essas alturas já estava fora de si, se descontrola mais ainda e parte pra cima de Domingos; é contido pelos companheiros e retirado do campo ... dá um olé em todo mundo, volta ao campo e passa uma rasteira no ator santista.


Sejamos realistas ... o empurrão dado pelo Diego Souza em Domingos qnd os dois são expulsos não derruba nem minha vó manca!

Ele entrou no jogo apenas para tirar o Diego do jogo, q por sua vez numa falta de estrutura psicologica se deixou levar pelas provocações adversárias.


Bizarra! Simplesmente bizarra a atitude do Domingos, encenação barata e sem necessidade, já que seu time vencia; e pior ainda foi ver essa atitude ser incentivada pelo técnico santista, o que fica perfeitamente claro nas gesticulações feitas por Domingos à Mancini no momento da expulsão.


Mais bizarro e ridiculo ainda, são certos comentáristas esportivos defendendo Domingos e chamando sua falta de talento artistico de "malandregam futebolística"!

Malandragem aonde? Quer segurar o resultado do jogo, faça lances bonitos. dribles, toque a bola, dê olé!

Mas nunca uma cena digna de novela mexicana como aquela!


Não estou defendendo a atitude do Diego Souza em dar a rasteira depois, mas eu no lugar dele faria a mesma coisa, quiçá pior!

E quem falar que não teria uma reação parecida está mentindo descaradamente, pq ninguém tem tanto sangue de barata assim!


Diego e sua rasteira lavaram a alma dos palmeirenses presentes ao estádio e dos não presentes também! E agora irá ser julgado no STJD e receberá uma punição merecida.


Mancini e Domingos podem falar o que for .. mas tá na cara que foi armação para tirar o melhor jogador do Palmeiras de campo.

É Mancini ... você poderia ter tido uma idéia bem melhor que essa!


Essa é minha humilde opinião!

sábado, 11 de abril de 2009

E aquele camisa 10?


Olhando as finais do Paulistão esse ano olho os times grandes, e apesar de ve-los com bons olhos ainda me pergunto e o camisa 10? sempre tento procurar quem é o detentor da camisa que pesa tanto. E ao ver os camisas 10 me surpreendo quando vejo no São Paulo o Hernanes um volante, no Palmeiras o Cleiton Xavier outro volante, no Santos o Madson esse é meio campo mas não é aquele meio campo camisa 10 de jogadas geniais e lampejos capazes de surpreender até o mais otimista, e no Corinthians o Camisa 10 é o Douglas esse sim eu vejo dentro das possibiliadades dele um jogador com mais cara de camisa 10.

Porém decido procurar no Rio os Camisas 10 e ai encontro Zé Roberto(Flamengo), Thiago Neves(Fluminense),Maicosuel(Botafogo),Jéferson(Vasco) então vejo jogadores mais característicos de sustentar a camisa 10.

E vou olhar resultados e vejo que os times paulistas no momento estão um degrau acima dos cariocas , tem dois times classificados na libertadores, e que montaram boas equipes e o São Paulo, bommmm hexacampeão e possivelmente o melhor time brasileiro no momento.
Então agora concluindo SERÁ QUE UM TIME PRA SER BOM ELE PRECISA DE UM CAMISA 10? ou tendo uma boa equipe já é o suficiente? é pra mim essa pergunta significa o fim do futebol bonito e o começo do futebol objetivo/tático futebol que se baseia em resultados, estilo Muricy Ramalho/São Paulo.

Ruim com ele pior sem ele



Adriano deu uma entrevista essa semana dizendo que está parando com um futebol , segundo ele temporariamente mais será mesmo? Adriano quando está em um clube mesmo tendo de seguir uma rigorosa rotina de trabalho ele dava suas fugidas e bebia , ficava até de madrugada, imagina então o que ele vai fazer sem tem que prestar contas a ninguém, se Adriano voltar é por um motivo "a dor no bolso" ele ta acostumado todo mês ter la depositado na sua conta um sálario astronomico quando se ver sem isso ele vai sentir falta do futebol, concerteza.

Agora você deve tar pesando ele acha que o Adriano fez a pior burrada da vida dele,a resposta é simples é um belo não,isso mesmo se o futebol não tem graça mais para ele é melhor parar , bem melhor do que ficar fazendo papel de vilão de jogador encrenca de badboy e até manchando a própria carreira!!

Não podia deixa passar em branco as Notícias do Imperador , pois como José Geraldo Couto escreveu no Jornal Folha de S.Paulo "É muito Fácil falar de Adriano.Émuito difícil falar de Adriano.É impossível não falar de Adriano"(Fola de S.Paulo, edição de Sábado, 11 de abril de 2009)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

20000 Visitas

Finalmente o Sambadabola conseguiu completar 20000 visitas e o que voce tem a ver com isso???

Isso siguinifica que finalmente acabou a enquete "Qual o melhor atacante do Brasil?"

e o resultado é esse:
1ºKeirrison 44%
2ºRonaldo 29%
3ºDiego Tardelli e Kléber 11%
4ºWashington 9%
5ºNeymar 7%
6ºFred 5%
7ºCiro 3%

domingo, 5 de abril de 2009

Goleada...Cruzeiro na semi-final


Numa tarde inspiradora, Kléber e Ramires desequilibraram e fizeram a festa da Nação Azul em Juiz de Fora e em toda Minas Gerais.
Com três gols, Kléber se aproximou da artilharia do campeonao mineiro, atrás de Diego Tardelli do Atlético Mineiro.
Mesmo jogando com 4 volantes o Cruzeiro partiu pra cima do Tupi e de pênalti Kléber abre o placar, o Tupi mal incomodou o goleiro Fábio na 1ª etapa do jogo.

Começa o 2º tempo...e aí a festa continuou com uma chuva de gols...a rede balançou mais 6 vezes, mesmo com dois gols do Tupi, um até com a colaboração do meio de campo Fabrício, não abalou a disposição do time celeste.

Sem dúvida um belo estímulo para o próximo jogo na Argentina, pela Libertadores.

Parabéns oa Cruzeiro ela bela partida e à Nação Azul.
Inté.

Campeonato Paulista-Última Rodada

Todos os jogos foram as 16:00 Horas

05/04/2009

Mirassol 2 x 2 Corinthians

Palmeiras 2 x 1 Botafogo-SP

São Caetano 2 x 2 São Paulo


Ponte Preta 2 x 3 Santos

Portuguesa 2 x 1 Santo André
Bragantino 1 x 0
Guarani
Grêmio Barueri 0 x 1 Paulista
Guaratinguetá 0 x 1 Oeste
Noroeste 2 x 5 Mogi Mirim
Ituano 2 x 1
Marília


Classificação:

1 Palmeiras 44 19 13 5 1 38 17 21 77
2 São Paulo 40 19 12 4 3 33 17 16 70
3 Corinthians 39 19 10 9 0 33 15 18 68
4 Santos 37 19 11 4 4 28 17 11 65
5 Portuguesa 37 19 11 4 4 27 17 10 65
6 Santo André 33 19 10 3 6 31 20 11 58
7 Mirassol 1 28 19 7 7 5 34 32 2 49
8 Grêmio Barueri -1 27 19 7 6 6 29 27 2 47
9 Ponte Preta 24 19 6 6 7 31 31 0 42
10 Bragantino 1 23 19 6 5 8 34 30 4 40
11 São Caetano -1 22 19 6 4 9 24 30 -6 39
12 Paulista 3 20 19 5 5 9 26 28 -2 35
13 Ituano 3 20 19 5 5 9 20 30 -10 35
14 Oeste 3 20 19 4 8 7 22 27 -5 35
15 Botafogo-SP -3 19 19 5 4 10 27 35 -8 33
16 Mogi Mirim 2 19 19 5 4 10 22 36 -14 33
17 Guaratinguetá -4 19 19 4 7 8 28 33 -5 33
18 Marília -4 18 19 4 6 9 26 39 -13 32
19 Guarani 1 14 19 3 5 11 12 27 -15 25
20 Noroeste -1 14 19 3 5 11 18 35 -17 25

Semifinais
Palmeiras x Santos


São Paulo x Corinthians

 
© 2007 Template feito por Templates para Você