terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

ÍDOLOS VASCAÍNOS: JUNINHO PERNAMBUCANO

POR : CARLOS JUNIOR
BLOG O SENTIMENTO NÃO PARA
www.vascaominhapaixao.blogspot.com

Pense num jogador bicampeão brasileiro, campeão da libertadores e da copa mercosul pelo Vasco. As lendas Romário, Dinamite e Edmundo ganharam apenas um brasileiro. Mauro Galvão participou de todas essas conquistas, mas foi reserva na mercosul e no brasileiro de 2000. Resta apenas Juninho Pernambucano.

Revelado no Sport, Juninho começou a escrever sua história no Vasco no dia 23 de julho de 1998. Nessa ocasião o Vasco perdia por 1 a 0 do River Plate no Monumental, quando Junihho entrou no lugar de Luizão, que estava muito gripado e pediu para sair. O reserva Gian, atacante, deu um tapa em seu ombro antes da substituição e disse: "Você vai lá e vai fazer o gol!".


E não deu outra. Aos 38 minutos do segundo tempo, havia uma grande expectativa por uma disputa por pênaltis. Foi quando o lateral Vágner tentou um jogada pelo meio e foi derrubado. Era uma chance de evitar o pior, o susto, a agonia da torcida vascaína. Em São Januário, o Vasco só tinha vencido por 1 a 0, gol de Donizete "o pantera". Era preciso mais um gol e o Vasco não encontrava o caminho. É aí que surge Juninho. Naquela noite ele se tornou Rei para a eternidade. E, quase da intermediária, cobrando uma falta, venceu o goleiro Bustos com um chute violento e colocou o Vasco na final da Taça Libertadores no ano de seu centenário.

O gol contra o River foi apenas um dos muitos que Juninho fez pelo Vasco, mas sem dúvida foi o gol mais importante da sua carreira e da história do clube.



Ao todo, Juninho disputou 294 partidas com o manto cruzmaltino. Fazendo um total de 54 gols.

No ano de 2000, Juninho foi muito importante para a equipe campeã da copa mercosul e do brasileiro. Era o jogador que se encarregava de ajudar na marcação nos momentos críticos dos jogos mais importantes.



Juninho deixou o Vasco em 2001 para jogar no Lyon e se tornar ídolo no clube francês. Para termos a idéia de quanto Juninho é importante para a história do Lyon, basta apenas dizer que o time francês antes de sua chegada não tinha nenhum título nacional, e hoje possui mais sete consecutivos.


Bom, não quero ser injusto com outros craques que passaram pelo Vascão e deram sua contribuição para a história do clube, mas para mim Juninho Pernambucano é o melhor jogador que vi atuar com a camisa do Vasco. Participou das maiores conquistas da história do clube. E, na final da mercosul, deu um demonstração de amor ao clube. Após a virada histórica contra o Palmeiras, Juninho virou para a torcida presente e bateu forte no peito, demonstrando todo o seu amora ao Vasco. Logo em seguida beijou a cruz de malta e se emocionou. Juro que me arrepiei vendo aquela cena.

É por essas e outras que, embora seja muito questionado por isso, volto a repetir: Juninho é o maior jogador que vi jogar com a camisa do Vasco. Ele é simplesmente o meu ídolo!


E para vocês? Ele significa a mesma coisa?

Saudações Vascaínas e Abraços


FONTES DE PESQUISA:
SÉRIE GRANDES CLUBE(2001) LANCE
MEU TIME DOS SONHOS (2006) PLACAR

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você